MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL
- mobilidadeurbana2017
- 1 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
A mobilidade urbana, quando pensada principalmente priorizando o transporte individual motorizado (carro e moto), gera muitos impactos negativos para as pessoas, cidades e o planeta. O padrão de mobilidade centrado no transporte motorizado individual mostra-se insustentável, tanto no que se refere à proteção ambiental quanto no atendimento das necessidades de deslocamento que caracterizam a vida urbana. A resposta tradicional aos problemas de congestionamento, por meio do aumento da capacidade viária, estimula o uso do carro e gera novos congestionamentos, alimentando um ciclo vicioso responsável pela degradação da qualidade do ar, aquecimento global e comprometimento da qualidade de vida nas cidades (aumento significativo nos níveis de ruídos, perda de tempo, degradação do espaço público, atropelamentos e stress). A mobilidade urbana sustentável tem como objetivo principal a redução dos impactos ambientais e sociais da mobilidade motorizada existente: • busca a apropriação justa do espaço e do tempo na circulação urbana, priorizando os modos de transporte coletivo, a pé e de bicicleta, em relação ao automóvel particular. • promove o reordenamento dos espaços e das atividades urbanas, de forma a reduzir as necessidades de deslocamento motorizado e seus custos. • promove a eficiência e a qualidade nos serviços de transporte público, com apropriação social dos ganhos de produtividade decorrentes. • promove o desenvolvimento das cidades com qualidade de vida, através de um conceito transporte consciente, sustentável, ecológico e participativo. • promove a paz e a cidadania no trânsito. • contribuí para a eficiência energética e busca reduzir a emissão de agentes poluidores, sonoros e atmosféricos. • preserva, defende e promove, nos projetos e políticas públicas voltadas ao transporte público e à circulação urbana, a qualidade do ambiente natural e construído e o patrimônio histórico, cultural e artístico das cidades. Além disso, a Mobilidade urbana sustentável envolve a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus "limpos", com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade. E soluções inovadoras, como os teleféricos de Medellin (Colômbia), ou sistemas de bicicletas públicas, como os implantados em Copenhague, Paris, Barcelona, Bogotá, Boston e várias outras cidades mundiais.
Instituto da Mobilidade Sustentável – RuaViva. Mobilidade e Qualidade de Vida. Disponível em: <http://www.ruaviva.org.br/mobilidade-sustentavel.html> Acesso em: 04 out. 2017.
MOBILIZE. Mobilidade Urbana Sustentável: O que é mobilidade urbana sustentável? Disponível em: <http://www.mobilize.org.br/sobre-o-portal/mobilidade-urbana-sustentavel/> Acesso em: 04 out. 2017.
MMA – MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Mobilidade Sustentável. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/urbanismo-sustentavel/mobilidade-sustent%C3%A1vel> Acesso em: 04 out. 2017.
Comments